O ato de brincar é um caminho prazeroso e natural para o desenvolvimento e o aprendizado, principalmente na infância. Por isso, muito do que aprendemos, é brincando!
Para ajudar neste processo tão importante, especialmente pensando nas crianças, muitos brinquedos são criados e elaborados com objetivos claros, representando um papel relevante para elas, de acordo com o objetivo, e das preferências de cada uma.
Mas, afinal de contas, tem coisa mais gostosa que brincar? 😉
Atividades lúdicas são fundamentais, já que favorecem o desenvolvimento em vários aspectos. E em especial, quando se trata de crianças com necessidades especiais, a brincadeira passa a ter um papel ainda mais importante.
O brincar representa uma forma de estímulo fundamental, com uma capacidade implícita de complementar o processo de reabilitação, já que propicia a qualidade de vida, diversão e os seus ganhos funcionais.
Brincar auxilia na recuperação e na criação de mecanismos adaptativos, fundamentais no caso das crianças com necessidades especiais.
Na hora de comprar um brinquedo, os pais, terapeutas ou educadores, devem também levar em consideração as preferências da criança, assim como as suas habilidades e capacidades funcionais .
O fato de determinar que a criança com necessidade especial só receba brinquedos adaptados, pode ser uma forma de excluí-la, por isso, é mais importante selecionar o brinquedo de acordo com o desenvolvimento do que com a faixa etária e observar com sensibilidade o que mais agrada a criança. O que mais fará com que a criança expresse alegria ao brincar, não é apenas o jogo – adaptado ou não, mas a estratégia e a dinâmica da brincadeira que esse jogo ou brinquedo vai possibilitar à ela.
Tal qual acontece com todos nós, a criança também precisa de desafios para sentir-se estimulada, assim como êxito na exploração do brinquedo. É essencial que ela se sinta valorizada por conseguir atingir determinado objetivo proposto pelo jogo ou brinquedo, seja montando um bloco ou apertando um botão. O resultado positivo das brincadeiras e dos brinquedos vai depender da capacitação dos profissionais que irão mediar estas situações.
Móbiles sonorizados ou iluminados, chocalhos entre outros, favorecem que o objeto seja melhor percebido. A música, o canto e a contação de histórias são muito indicadas para qualquer criança, inclusive as com limitações. Vale apostar até mesmo em máscaras, fantasias, bonecos e super heróis como uma alternativa aos distúrbios comportamentais.
Como forma de estimulo a percepção visual, é indicado escolher algumas opções que podem fazer a diferença. Por exemplo, os rostos de brinquedos com muitos detalhes e cores contrastantes ajudam a organizar esquemas visuais.
Seja qual for a brincadeira, sempre que possível escolha brinquedos que utilizam os sentidos como a audição e o tato também, já que isso é fundamental.
As crianças com limitações motoras devem ter seu acesso facilitado a diversos ambientes e posições que possibilitem a sua melhor exploração. No caso das limitações auditivas, as brincadeiras corporais são as mais indicadas. Jogos de percussão são interessantes, pois possibilitam perceber a vibração do som e ampliar a sensibilidade.
Na PifPaf, seja por meio de nossa loja virtual ou na loja física, você vai encontrar muitas opções de brinquedos e jogos para crianças com necessidades especiais. Há quebra-cabeças, jogos de memória, brinquedos sonoros e uma infinidade de outras opções para desenvolver e divertir os pequenos.
Esperamos por você 😉